domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ricardo Young, a Sustentabilidade e a Escola


Na última terça (02/fev), assisti a palestra de Ricardo Young, a respeito de sustentabilidade, no Colégio Magister, na zona sul de São Paulo.

Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Conselheiro do Instituo Akatu (links no final deste post e em “links que eu indico”, na página do Blog), o palestrante chegou munido de noticias e impressões da COP 15 (Copenhague) e do Fórum Econômico Mundial (Davos), por onde esteve.

Notícias tristes, infelizmente.

Além, do que já sabemos - que o modelo econômico vigente é insustentável - Young, reforçou a idéia que a disposição para mudanças, por parte das lideranças mundiais ainda é lenta e, conseqüentemente, preocupante! (alarmante, frustrante, decepcionante, etc.)!!!

Sem dúvida, poucos aceitam receber a “fatura” da racionalidade do consumo, em nome das futuras gerações. Afinal, acabamos todos consumindo e avançando sobre a natureza, sem muita reflexão, em busca de um certo “bem estar” (de curto prazo).

Ao consumirmos, nem sequer nos questionamos, qual será o destino final do resíduo (produto do consumo). Como se existisse um grande e mágico poço sem fim, onde pudéssemos jogá-lo (junto com nosso bom senso e responsabilidade).

Entretanto, acontece que, como disse oportunamente o palestrante, nossa civilização - diferente das anteriores, tem uma data de validade, estampada em seu rótulo!

E daí, a necessidade de agirmos!

Mas, o que eu quero registrar neste blog, diz respeito ao espaço que a escola abriu para este debate, tão importante - também sublinhado, pelo próprio palestrante.

Particularmente, tenho minhas dúvidas se estamos indo para o “buraco” apenas, por falta de Educação. Não é o pobre homem ignorante, que tem acesso ao consumo desmedido - como tem todos os doutores com diploma em punho e que, do alto de seus “jipões”, jogam suas latinhas de Budweiser ao andarem pelas ruas e avenidas.

(E, de forma alguma, estou descartando a importância da escola!).


Mas, o que quero dizer é que, não é a reprodução de conhecimento acadêmico que salvará o planeta (por mais que precisaremos dele, para buscar inovações). É o conceito (e a prática) de “cidadania”, que deve ser trabalhado com maior profundidade, intensidade e freqüência.

Ok, em nosso país, pais querem que seus filhos passem no vestibular e, por isso: conteúdo, conteúdo, conteúdo. Mas, e depois do acesso a universidade (pública) e do diploma? Vai mandá-lo para Marte? A "saída" para o mundo, será o "espaço-porto"?

(Também, não estou desprezando o papel do conteúdo!)

Penso, apenas, que precisamos fazer uma grande discussão sobre o papel da Escola, em nossa sociedade. Para definirmos - ou descobrirmos - com quais respostas ela poderá contribuir, para “respirarmos mais aliviados” (se, ainda, houver oxigênio).

Ações como a que ocorreu neste colégio, certamente, contribui. E, se estiver acompanhada de um projeto mais amplo, que contemple a rotina da escola, que seja alvo de comprometimento (e, não apenas, envolvimento) da direção e corpo docente - dos livros didáticos - certamente, contribuirá ainda mais.

Parabéns ao colégio pela iniciativa, ao Sr. Ricardo Young, pela exposição clara, aos Institutos Ethos e Akatu e para os pais, que naquela noite - deixaram outros, de seus tantos compromissos - superaram seu cansaço e estiveram presentes.

Começo até a pensar que, quem sabe, ainda tem jeito!


Sites:


http://www1.ethos.org.br

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos com a missão de “mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável”.


http://www.akatu.net/

O Instituto Akatu tem como missão de "Conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para seu papel de agente transformador, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta".

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br