quarta-feira, 31 de março de 2010

Jaguarmold – gestão profissional


Na última sexta (26/março/10), tive a felicidade de ministrar uma palestra para a Diretoria e demais colaboradores da Jaguarmold, ferramentaria localizada na cidade de Jaguariúna/SP.

Eu já conhecia a empresa mas, foi através de um colega comum, que o pessoal da Jaguar, acabou me encontrando.

O título de minha apresentação foi “Desenvolvendo competências e construindo diferenciais”, atendendo ao briefing que me haviam passado.

Isto é, apontar para os conhecimentos e habilidades necessárias que, atualmente, um profissional deve desenvolver afim, de contribuir com a realização de um trabalho de qualidade e um atendimento (de clientes externos e internos) de excelência. E registrar, também, a importância da pró-atividade para que seja possível dar conta, das novas exigências do mercado globalizado e (portanto) altamente competitivo.

Enfim, algo perfeitamente dentro do escopo, do trabalho que comumente realizo, em outras oportunidades.

No entanto, já no momento do convite, fiquei surpreso pelo fato de se tratar de uma ferramentaria que não, apenas, pretendia apresentar uma palestra para seu “time” mas, porque neste time, estavam incluídos todos os funcionários, sendo que neste mesmo dia, haveria outras apresentações e, ainda, a apresentação e discussão do planejamento estratégico da empresa.

Naturalmente, em virtude do volume de atividades programadas para este dia, também não haveria expediente!!!

Aliás, tudo isso ocorreria em um hotel, ou seja, um ambiente fora do espaço de trabalho. Não haveria máquinas “comendo cavaco”, telefones tocando, computadores travando, nada disso!

Enfim, foi um dia, especialmente, destinado aquelas atividades.

Pois é, não estamos falando de uma empresa multinacional que regularmente faz convenções para sua equipe de vendas. Estamos falando de uma ferramentaria, que convocou todos integrantes de seu quadro!

Para mim, este tipo de iniciativa, é coisa rara! Digna de registro!

Trata-se de uma atitude arrojada, que surpreende pela forma como a gestão da empresa, está profissionalizada. Ninguém por lá, “achava” alguma coisa. Todos pensavam a respeito de seu futuro – onde estamos, onde queremos chegar, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Análise SWOT, mesmo!

"Envolvimento" apenas, não basta!

Todos os presentes estarão "comprometidos" a partir de suas respectivas participações, com o caminho a ser percorrido e, portanto, com os resultados.

Geralmente, independente do segmento, um grande número de empresas nacionais, sempre “torcem um pouco o nariz”, para capacitação de pessoal, em virtude daquele receio conhecido – “ah, eu treino e depois ele vai para o concorrente”.

Pois é, admito que até pode ser um risco. Mas risco maior é (como escutei um dia), você não treinar e o sujeito ficar!

Minha apresentação foi logo após as apresentações dos executivos da empresa. O Gerente da ferramentaria, falou de perspectivas políticas; o Diretor Comercial, de perspectivas econômicas para o mundo e para o Brasil e o Diretor Industrial, falou de tecnologia e Benchmark! Dá para acreditar?

Um executivo da empresa viaja para a Europa, levando consigo dois colaboradores da área técnica para ver, como uma grande ferramentaria produz moldes!

Não estou “jogando confete”, para massagear o ego de cliente. Eles não precisam disso.

Apenas, faço questão de registrar minha admiração por ver na prática, aquilo que há tempos, estamos discutindo - nos grupos que tratam destas questões, voltadas a consolidação do segmento ferramenteiro no país (Moldes ABM, CSFM da ABIMAQ, Fórum do Plástico do MDIC, etc.).

O mundo não está para amadores e esta empresa leva a sério, aquela "plaquinha" na recepção, onde está registrado "missão, visão, e valores".

Portanto, meus parabéns a Jaguarmold e a toda sua equipe. E, muito obrigado pela oportunidade de participar, desta experiência impar.

Espero ter contribuido, minimamente, para o sucesso deste dia.

Vida longa a Jaguarmold!


E, quem conhecer outras empresas, por favor me avise, que farei questão de divulgar neste Blog (e, em outras, páginas).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br