segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ferramental (revista): artigo ”O que o aço e o plástico têm em comum?”


Na revista Ferramental
(edição de maio-junho/2010 - nº 29 - pp 07 e 08)
foi publicado um artigo de minha autoria, em parceria com o Engº Paulo Haddad, com o título:



”O que o aço e o plástico têm em comum?”

Seu conteúdo busca lembrar que, na grande maioria dos casos, para a injeção de peças plásticas é imprescindível a utilização de aços para confecção dos respectivos moldes.

E que, portanto, seria importante, para o setor de transformação e para o setor ferramenteiro, a promoção do diálogo para o fortalecimento mútuo, citando o Fórum da Competitividade do Plástico - do MDCI, como o espaço ideal para estimular este encontro.

Aponta ainda, para os benefícios gerados por esta aproximação, tal como, o aumento da competitividade de toda a cadeia de plásticos, geração de produtos inovadores, aumento da participação do setor no produto interno bruto (PIB) brasileiro e o aumento das exportações. Além, é claro, da redução de custos, elevação nos índices de qualidade dos produtos acabados e, por fim, da geração de novos empregos.



O artigo também está disponível em minha página no Scribd:

http://www.scribd.com/doc/32986300/Wagner-Aneas-e-Paulo-Haddad-Ferramental-2010-mai-jun-Artigo
(copie e cole, em seu navegador)


Registro novamente no espaço deste Blog, minha grande admiração e respeito pelo profissional e colega Paulo Haddad (co-autor deste breve texto), com quem também tive a honra de dividir a Coordenação das edições 2008 e 2009 do Moldes ABM – Encontros Anuais da Cadeia Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes.


Agradeço, a Editora Gravo, em especial ao colega Christian Dihlmann - editor da revista, pela gentileza da publicação.

Será muito importante, contar com os comentários de todos. Aguardo, por criticas e sugestões.

.

Um comentário:

  1. Prezado Wagner,

    Sou mestrando da Universidade Presbiteriana Mackenzie e durante 15 anos fui ligado à pequenas empresas de fabricação de estampos, fundadas pela minha família. Vendemos os negócios entre 2005 e 2009 devido à aposentadora do meu pai, e por ter decidido seguir uma carreira de pesquisa e consultoria. Neste momento dedico-me exclusivamente à pesquisa acadêmica, com Bolsa da CAPES modalidade I.

    Verifiquei que está envolvido com as atividades do 8o. Encontro da Cadeia de Ferramentas, promovido pela ABM.

    Dessa forma, entro em contato apenas para informar que estarei presente, com interesse em aumentar os conhecimentos sobre a competitividade nesse segmento, e quem sabe para compartilhar algumas experiências práticas e/ou pesquisas acadêmicas que tenho realizado.

    Segue link para acesso ao meu currículo lattes:

    http://lattes.cnpq.br/7334854047158018

    att.

    Ricardo de Abreu Barbosa

    ResponderExcluir

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br