segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Capacitação profissional - diferencial para competitividade

Para o registro: citação em newsletter da ABM:


Evidenciar que existe possibilidade de ganho de produtividade com o uso da tecnologia e investimento na capacitação de funcionários foram os principais objetivos da palestra ‘Conceito HSM - High Speed Machine aplicado em máquinas convencionais - construindo diferencial a partir de conhecimento tecnológico’, ministrada por Silvio Antonio Bauco, supervisor de Processos da Sandvik Coromant, no último dia 4, durante o workshop gratuito complementar ao Moldes ABM 2011 – 9º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes.

Traduzindo o sucesso conquistado por esses workshops mensais, eles passam a ser chamados agora de “Conversa de ferramenteiro”, numa clara alusão à empatia obtida junto ao público-alvo. A nova denominação, explica Wagner Aneas, coordenador dos workshops, dá uma identidade aos encontros mensais: “A criação desse nome foi resultado de uma preocupação com a comunicação”, diz ele.

Durante a palestra, Bauco mostrou que mais importante que possuir características técnicas, é necessário ter bom nível de capacitação para alcançar maior competitividade. “Uma das questões mais importantes nas empresas é a mão de obra qualificada. O profissional precisa saber explorar ao máximo o que a tecnologia HSM oferece. Não pode acontecer como o celular que possui inúmeras funções e a pessoa só usa o aparelho para fazer e receber ligações”.

O palestrante explica que essa tecnologia engloba máquina, software, sistema de fixação, ferramentas e, principalmente, capacitação. “É preciso entender que capacitação é investimento, e não custo”. De acordo com ele, os produtos de ferramentaria do Brasil têm boa qualidade, bom preço, mas perde para os produtos importados em relação ao prazo. “É necessário investir na produtividade para conseguir maior competitividade”, afirma.

“Essa tecnologia já está disponível no Brasil, porém algumas empresas são mais tradicionais e usam sempre a mesma alternativa, sem testar novas possibilidades”, comenta o supervisor de processos. Ele acredita que as empresas devem investir no diferencial. “A Sandvik, por exemplo, oferece um profissional para capacitar o cliente na utilização dos produtos que fabrica e fornece, também, assistência técnica, sem custo adicional para o cliente”.

A nova edição do Moldes ABM ocorrerá nos dias 10 e 11 agosto, na sede da ABM (Rua Antonio Comparato, 218 – Campo Belo – São Paulo), mas até lá a Comissão Organizadora continuará promovendo ‘Conversas de ferramenteiro’ com temas de interesse da área.

Publicado em newsletter eletrônica, de 05/maio/2011 da
ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=4095

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br