quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MEI - Movimento Empresarial pela Inovação e o Moldes ABM



Hoje, participei do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, organizado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, aqui em São Paulo, no WTC.

Durante o evento me ocorreu escrever este post e registrar como conheci o movimento e, principalmente, como suas orientações influenciaram diretamente nosso trabalho na organização do "9º Encontro da Cadeia Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes" – Moldes ABM 2011.

Pois bem, conheci o MEI - Movimento Empresarial pela Inovação, criado pela própria CNI, a partir de uma reportagem da revista Metalurgia e Materiais, da ABM (onde, também, participo do Conselho Editorial).

Após, algum tempo, o assunto voltou a tona e, na oportunidade, acreditei que nosso evento “Moldes ABM”, deveria o quanto antes, alinhar-se ao seu espírito.

Após, a exposição da idéia aos colegas da Comissão Organizadora de nosso Encontro, aprovamos uma complementação ao slogan, que já havíamos adotado desde o encontro anterior.

Dessa forma, toda chamada do Moldes ABM 2011, passou a ser acompanhada do seguinte complemento:

Inovação nas Ferramentarias - Soluções para o aumento da competitividade

Assim, desde a seleção dos trabalhos que seriam apresentados, tema para os palestrantes, mesa redonda, etc, deveríamos aprovar os conteúdos, que contemplassem o aspecto da “Inovação Tecnológica”, nas ferramentarias.

Não tenho dúvida alguma que para fazer frente a competição internacional, o segmento ferramenteiro – como muitos outros – deverão investir constantemente e fortemente em “inovação”.

Não é possível competirmos com os preços praticados hoje, principalmente, pelos países asiáticos. E a mudança desta realidade, envolve forças que estão fora do alcance direto, da indústria (como, por exemplo: câmbio, carga tributária e juros).

Ações políticas afim, de minimizar os efeitos desta realidade, devem e estão sendo encaminhadas. Mas, os resultados não aparecerão de imediato. Demandam de uma engenhosa e constante negociação, com os agentes políticos.

Afinal, uma moeda valorizada, pode ser ruim para um segmento econômico mas, “atraente” para outro. Os interesses em jogo, são inúmeros – o que é comum em um ambiente democrático.

Já investimento em inovação – novos produtos, processos e/ou serviços estão diretamente ao alcance da empresa.

Claro, que podemos discutir a dificuldade em financiar estas iniciativas de maneira mais efetiva e rápida. Mas, creio que é assunto para outro post.

Enfim, ao apontarmos para “inovação” e “soluções” (ambas as palavras, contidas na chamada do Moldes ABM 2011) penso, que comunicamos com expressiva exatidão, nossos objetivos. Dessa forma, atrairemos também, um público mais significativo e com isso, atingiremos em sua plenitude nossa missão: consolidar o setor ferramenteiro a partir de sua competitividade.

Ah, o Congresso foi ótimo!


Para saber mais sobre o MEI:
http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081314EB36201314F2229D66EFA.htm

Para saber sobre o Congresso de Inovação:
http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF80808130DB94310130DBC188B61BD6.htm


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