terça-feira, 25 de agosto de 2009

A arte de tratar os restos

Antes que polêmicas apareçam (sem necessidade), quando me referi ao interesse pelos “restos”, apenas reproduzi uma "expressão" do historiador Michel de Certeau, onde ele chama a História, de “a arte de tratar os restos”. Está explicado (ver o livro “A Nova História”, da Edições 70).

Certamente, existem outras definições de “História” que, possivelmente, apontarei em futuros posts.

Minha graduação foi em História (Licenciatura Plena) e, aliás, já fui professor da Rede Pública Estadual da Educação, desta disciplina (como também, de Geografia). Boas lembranças deste momento, correspondem as minhas aulas para o CEFAM – Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério. Além da preocupação pela capacitação técnica, perseguíamos grandes ideais!

Portanto, algumas vezes resgatarei estas duas grandes referências em minha vida: a História (e, a historiografia) e a Educação.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br