segunda-feira, 23 de maio de 2011

Redes Sociais: possibilidade de maior relacionamento na indústria


A seguir, transcrição de newsletter da ABM, que registra minha palestra sobre Redes Sociais na Indústria (a partir de entrevista a jornalista, da própria Associação):



Apostar no relacionamento com o público e no compartilhamento de informações foi o foco abordado por Wagner Aneas, consultor e diretor da W. ANnex Consultoria, ao falar sobre "Redes sociais na indústria – vantagens e oportunidades", durante workshop promovido pela Comissão Organizadora do Moldes ABM – 9º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, na última quarta-feira (2), na sede da ABM. A nova edição do Moldes ABM, vai ocorrer em agosto, mas até lá a Comissão continuará promovendo workshops gratuitos com temas de interesse da área.

A indústria ainda não participa efetivamente das redes sociais. A presença das empresas do nosso setor é muito pequena. Pelas páginas que eu administro, percebo que o crescimento será como uma progressão geométrica.”, comenta Aneas.

Para as empresas que ainda não estão envolvidas com a comunicação 2.0 – que aposta em um novo ambiente de interação, compartilhamento e colaboração – a sugestão é que a companhia ingresse, primeiramente, pelo Twitter. “A vantagem dessa ferramenta é a facilidade de operá-la. Além disso, torna a empresa conhecida para os estudantes e profissionais que estão entrando no mercado”. Outra dica do consultor é investir em um blog. “Os fornecedores tem muito a ganhar. E as empresas de ferramentarias podem usá-lo para divulgar os produtos e serviços”.

Em relação à abordagem, além de assuntos ligados diretamente com a empresa, as redes sociais também podem ser usadas para dar dicas aos internautas. “Cada corporação sabe quais os temas coerentes em relação à área em que atua. Dando dicas, a empresa passa a ser referência e terá boa credibilidade”.

Durante a palestra, Aneas falou sobre diversas ferramentas da web 2.0, como Facebook, Scribd, Flickr, Youtube, FourSquare, FormSpring, LinkedIn e Twitter. A grande vantagem dessas redes é a possibilidade de disseminar a imagem da empresa a custo zero. “Se a companhia mantém perfis em várias redes, ela pode divulgar uma página dentro da outra, e ainda gerar trânsito entre as páginas da empresa, inclusive, para o site da organização”.

As redes sociais também possibilitam descobrir novas demandas efetuando pesquisas de opinião, bem como conhecer melhor o perfil do público potencial por meio dos comentários e preferências que as pessoas expõem na internet. “Por isso, é essencial que a empresa e os profissionais tenham consciência de que, em uma rede social, você é o que você publica, quem você segue e as comunidades que você participa”.

De acordo com Aneas, as oportunidades para as empresas são inúmeras. “Existe a parte de calendários, que é um meio excelente para divulgação de feiras e eventos. A área de recursos humanos pode encontrar talentos a partir de comunidades e das competências demonstradas pelos profissionais. Na área de marketing, as redes podem ser usadas para divulgação, manutenção e consolidação da marca; ação de branding; divulgação de produtos e construção e consolidação de relacionamentos. Já para o setor de vendas, a web 2.0 é eficaz para a prospecção de novos clientes”.

No Brasil, 82% dos internautas acessam as mídias sociais, chats ou fóruns toda semana. “Não sei quais são todas as possibilidades, mas sei que se observarmos melhor, perceberemos que elas são infinitas”.



Fonte:
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
03/03/2011
http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=3977

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