terça-feira, 1 de setembro de 2009

MOLDES ABM 2009 - Pronunciamento de abertura


Para o meu pronunciamento de abertura do MOLDES 2009 – 7º Encontro da Cadeia Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes, da ABM, preparei uma apresentação (em Power Point), sintetizando nossa mensagem de boas vindas mas, utilizando-me também da perspectiva das Humanidades (História, Antropologia e Sociologia).

Procurei apontar para o caráter permanente das “mudanças”, para a humanidade. De nossa historicidade, do rompimento com o passado, apontando a Cultura como promotora destas transformações, tal como, em nosso tempo, o papel do modo de produção capitalista:

“Tudo o que é sólido, desmancha no ar”.

Apontei ainda, as transformações tecnológicas e seus sub-produtos: a “velocidade” e a “abrangência”, das mudanças. E, naturalmente, para um dos grandes desafios de nossa época – conviver com o processo de globalização da economia. Capaz de nos colocar frente a frente com novas ameaças mas, também, com novas oportunidades, com novos concorrentes e com novos mercados.

E, por fim, para a necessidade de construirmos a competitividade de nossa indústria, a partir do conhecimento.

Minha intenção foi de promover a reflexão, em um ambiente de técnicos e engenheiros, através de uma outra leitura. Algo como “pensar fora caixa”, como registrou, posteriormente, meu colega (e engenheiro) Silvio Bauco.

Foi um exercício muito interessante! E, como sempre, divertido!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br