quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Museu da Pessoa


A charge do Angeli (do post anterior), me fez recordar do Museu da Pessoa.

Fundado em 1991, é um museu aberto à participação gratuita, de toda pessoa que queira compartilhar sua história.

“Espaço onde cada pessoa pudesse ter a oportunidade de preservar sua história de vida e de tornar-se uma das múltiplas vozes da nossa memória social”.

O Museu da Pessoa acredita que:

* Toda história de vida tem valor e deve fazer parte da memória social;
* Ouvir o outro é essencial para respeitá-lo e compreendê-lo como par;
* No protagonismo histórico: todas as pessoas têm um papel como agente de transformação da História. Democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória social é atuar na percepção que os indivíduos e os grupos têm de si mesmos e de sua situação conseguir em nome de outrem;
* Integrar indivíduos e distintos grupos sociais por meio da produção e conhecimento de suas experiências é atuar para romper o isolamento de alguns grupos sociais e impulsionar processos de empoderamento fundamentais para mudar relações sociais, políticas e econômicas.

No site, portanto, poderão ser encontrados depoimentos, arquivos de podcast (gravações), fotos e uma biblioteca, que possui um acervo com teses e artigos relacionados à história e à memória oral.

A foto acima pertence ao álbum referente a Revolução de 32.
http://www.museudapessoa.net/historias/especiais/revolucao_32/revolucao32_foto.htm

Para ver outras fotos, clique no link:
“Exposições Virtuais”


Endereço do site:
http://www.museudapessoa.net
.

Um comentário:

  1. Gostei muito do post e particularmente da citação à 32. Minha família tem uma bela história nesta revolução importante para a democracia. Sucesso.

    ResponderExcluir

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.

 
BlogBlogs.Com.Br